Histórico - FN

Menu principal:

Histórico

No dia 23 de maio de 1987 ocorreu o lançamento da Carta de Nova Friburgo "Uma nova Fundação para uma nova Escola", quando um grupo de abnegadas pessoas que já praticavam atividades e ações de caráter socioambiental, individualmente ou através da Federação de Bandeirantes do Brasil, Centro Excursionista Friburguense e alguns órgãos governamentais propuseram a criação de uma entidade intitulada de Fundação Natureza, nela sendo inserida a Escola Ambiental de Nova Friburgo.

Em decorrência, de 1 a 6 de fevereiro de 1988, com o Encontro Ecológico de Verão Natureza I, em Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, organizado pela Associação dos Ex-Alunos, Professores e Servidores do Colégio Nova Friburgo (Fundação Getúlio Vargas), iniciou-se as ações preliminares para a instituição do Projeto Fundação Natureza que tinha como objetivo geral buscar a harmonização de culturas humanas e não humanas, preparando o ser humano para a conservação comunitária, o que efetivamente veio a ocorrer em 10 de abril de 1989.

O Projeto Fundação Natureza efetivamente iniciou suas atividades sob a direção de um Coordenador Geral, dispondo do uso de instalações do extinto Colégio Nova Friburgo e dos recursos naturais do Parque Ambiental, o qual foi assegurado pelo artigo 15 da Lei Estadual nº 1.536, de 27 de setembro de 1989.

A forma jurídica de Fundação não se concretizou devido a inexistência de Instituidores, o que motivou as pessoas voluntárias integrantes das diversas atividades do Projeto Fundação Natureza a realizarem uma Assembléia Geral em 7 de dezembro de 1996, quando foi formalizada juridicamente como Associação Civil, com a denominação (nome fantasia) de FUNDAÇÃO NATUREZA, passando a ter existência independente de qualquer organização ou movimento.

Concretamente, desde o seu planejamento e, posteriormente, com existência jurídica, a Fundação vem executando ações de caráter comunitário, no âmbito da ecologia humana, atuando na cultura, na educação informal, na preservação do meio ambiente e nos aspectos sociais.

O objetivo da Fundação Natureza é irradiar uma nova mentalidade às gerações atuais e futuras, onde o desenvolvimento humano e tecnológico possa conviver maneira harmônica com a natureza. Como uma Organização Ambiental sem vínculos partidários ou qualquer forma de discriminação, ela vem atuando sempre em parceria com várias outras organizações, tanto governamentais como não governamentais o que lhe dá suporte humano e técnico para o desenvolvimento de tantas atividades.

Presentemente a Fundação Natureza apresenta-se juridicamente com:

CNPJ 04.367.002/0001-74.
Utilidade Pública Municipal Nova Friburgo pela Lei n° 3.151/01.
Registro no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas do Ministério do Meio Ambiente, através da Portaria nº 503/02, publicada no DOU de 19/12/02, Seção I.
Registro no Cadastro Estadual de Entidades Ambientalistas da Secretaria Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro.
Cadastrada no Sistema de Convênios / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do no SICONV ; Filiada à RENCTAS - Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres; Membro titular do COMSEA/NF - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Nova Friburgo, onde também exerce a Presidência; Registrada no Cadastro Nacional de ONGs do IBTS - Instituto Brasileiro do Terceiro Setor; Filiada à APEDEMA/RJ - Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, sendo a Dirigente da Regional Serrana da Assembléia; Filiada ao FOPEDH/RJ - Fórum Permanente de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro; Membro do COMMAM/NF - Conselho Municipal do Meio Ambiente de Nova Friburgo (2001/2008); Membro Titular do COMMAM/NF - Conselho Municipal do Meio Ambiente de Nova Friburgo (2009/....); Membro da Comissão Executiva Estadual de Direitos Humanos; Membro da Coordenação do Núcleo Regional Serrano do Fórum Permanente de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro; Membro do MNDH - Movimento Nacional dos Direitos Humanos; Membro do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento; Membro das Agenda 21 Local de Nova Friburgo e Agenda 21 COMPERJ,; Entidade Sócia Fundadora da Rádio Comunidade Friburgo FM 104.9; Filiada à Agroecologia em Rede.

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal